| 21/02/2005 15h32min
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Roberto Rodrigues, viaja à Alemanha nesta semana para participar da abertura oficial da Biofach 2005, que será realizada em Nuremberg. Trata-se da mais importante feira de produtos orgânicos do mundo e será realizado no período de 24 a 27 de fevereiro.
Neste ano o Brasil será o tema da Biofach e cerca de cem empresas brasileiras de pequeno, médio e grande portes participarão da feira, exibindo produtos dos mais tradicionais, como café e frutas, até camarão, óleos, cachaças, tecidos e cosméticos orgânicos. Esta será a maior participação do Brasil no evento desde 2002. Em 2004, 43 empresas participaram da feira e o volume de negócios gerados naquele ano foi de R$ 15 milhões.
Conforme o Ministério da Agricultura, o segmento de orgânicos é uma das prioridades da Pasta, que participará da Biofach 2005 com um estande institucional. Com o objetivo de buscar uma maior inserção de produtos com alto valor agregado no mercado internacional, como é o caso dos orgânicos, em média 30% mais caros, foi criada em março de 2004 a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Agricultura Orgânica.
De acordo com levantamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Brasil existem 7,1 mil produtores de orgânicos certificados ou em processo de certificação, para uma área plantada de 270 mil hectares. A expectativa para os próximos anos é de crescimento mais acentuado em termos de área plantada, sobretudo com a entrada de grandes produtores no processo.
O perfil dos visitantes da Biofach é de varejistas, produtores, prestadores de serviços, atacadistas/importadores e exportadores. A participação do Brasil no evento está sendo coordenada pela Apex-Brasil (Agência de Promoção de Exportações do Brasil).
Para recepcionar os convidados, o Brasil vai oferecer no dia da abertura da feira um coquetel com sucos de frutas tropicais e especiarias. Farão parte do cardápio
tapiocas, caldos quentes com
misturas inusitadas, como castanha de caju, maracujá e pimenta.
As informações são do Ministério da Agricultura.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.