| 24/02/2005 13h57min
O governo federal deu mais um passo para a criação do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD). Nesta quinta, dia 24, foi assinado o primeiro lote de contratos para o desenvolvimento de tecnologia, envolvendo seis consórcios e 27 instituições, como universidades e fundos de pesquisa.
Neste primeiro momento, segundo o secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Paulo Lustosa, foram desembolsados R$ 19 milhões, recursos que vêm do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel). O prazo para que os estudos sejam concluídos será estipulado pelo Palácio do Planalto.
Serão fechados ainda outros dois lotes de contratos, que acabarão incluindo 79 instituições que vão desenvolver estudos sobre tecnologia de TV Digital, com orçamento total de R$ 65 milhões. O ministro das Comunicações, Eunício Oliveira, disse que essa é uma das prioridades do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
– O SBTVD haverá de nortear com sua experiência metodológica a formulação de uma política industrial que tornará as telecomunicações brasileiras também um ícone de exportação internacional – afirmou. Eunício, durante a solenidade de assinatura dos novos contratos.
Atualmente, existem três modelos de TV Digital no mundo: o norte-americano, o europeu e o japonês.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.