| 07/03/2005 09h49min
As forças dos Estados Unidos podem ter sido responsáveis pela morte de um soldado búlgaro no Iraque. Nesta segunda, dia 7, o caso foi confirmado pelo ministro da Defesa da Bulgária, Nikolai Svinarov.
O militar Gurdi Gurdev morreu após sua unidade ter sido alvejada na semana passada. Ele estava distante 45 quilômetros da sua base, na região central do Iraque. Segundo Svinarov, uma patrulha disparou tiros de advertência em tentativa de parar um veículo iraquiano. A unidade foi então atingida por fogo pesado.
– Alguém começou a disparar contra nossa patrulha a partir do oeste e, na mesma direção, a 150 metros de distância, estava uma unidade do Exército norte-americano. O resultado da investigação nos dá base suficiente para acreditar que a morte de Gurdi Gurdev foi causada por fogo amigo – conta Svinarov.
O tiroteio aconteceu no mesmo dia em que forças dos EUA mataram um agente de segurança italiano e feriram a jornalista Giuliana Sgrena, que havia sido libertada. A Bulgária, país-membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e candidata a aderir à União Européia (UE), tem um batalhão de forças de manutenção da paz com 430 homens na cidade de Diwaniya.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.