| 07/03/2005 11h36min
Começou nesta segunda, dia 7, a 6ª Expodireto Cotrijal, na cidade gaúcha de Não-Me-Toque. Durante a abertura do evento o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, ressaltou o fato de que na próxima semana o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem ao Estado para anunciar medidas para o RS, entre as quais a prorrogação das parcelas dos financiamentos agrícolas.
Rigotto destacou que a feira se trata de "uma demonstração da pujança do agronegócio gaúcho, que levou o Rio Grande do Sul a ser o maior fabricante nacional de máquinas e implementos agrícolas, responsável por 60% da produção brasileira". Segundo o governador gaúcho, esta vocação estadual foi confirmada com o anúncio nos últimos dois anos de vários investimentos de indústrias de maquinário.
O governador lamentou que os produtores sofram com o real valorizado artificialmente, o que dificulta a comercialização, já que o custo de produção foi desembolsado quando a relação cambial estava em patamares mais
elevados (R$
3,20). Além disso, voltou a alertar que no nível atual o câmbio poderá afetar o superávit da balança comercial, com a queda das exportações e aumento das importações, e comprometer a estabilidade de outros indicadores econômicos que garantiram credibilidade ao país nos últimos 26 meses.
A Expodireto Cotrijal vai até a próxima sexta, dia 11. Apesar da estiagem que atinge o sul do país e parte do Mercosul e das dificuldades financeiras do setor rural, os organizadores esperam superar os resultados do ano passado, quando a feira contabilizou um volume total de negócios de R$ 230 milhões e um público de 140 mil pessoas.
As informações são do governo do Rio Grande do Sul.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.