| 08/03/2005 11h57min
A polícia espanhola prendeu, nesta terça, dia 8, um suspeito de ligação com os ataques a trens em Madri, no ano passado. A ação ocorreu quando o país começa a realizar eventos para lembrar os atentados de 11 de março, que mataram 191 pessoas. O Ministério do Interior da Espanha disse que Jaouad el Bouzrouti, de 21 anos e nascido no Marrocos, tinha ligações com diversos suspeitos pelos ataques, nos quais 10 bombas escondidas em sacolas explodiram a bordo de quatro trens de passageiros.
Bouzrouti foi preso perto de sua casa em um subúrbio de Madri nesta manhã. Ele é o 75° suspeito preso pela investigação, embora 33 deles já tenham sido libertados por falta de provas. O Ministério do Interior afirmou que o suspeito era "diretamente ligado" a Yousef Belhadj, recentemente detido na Bélgica e cuja extradição é pedida pela Espanha.
Acredita-se que Belhadj foi o porta-voz de uma fita de vídeo que assumiu a responsabilidade pelos ataques em nome da rede Al-Qaeda na Europa. Na declaração, o grupo dizia que os ataques eram represália pelo fato de a Espanha ter enviado tropas ao Iraque e ao Afeganistão.
A Espanha se prepara para marcar o primeiro aniversário dos ataques na sexta com comemorações solenes e uma conferência internacional de especialistas de segurança.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.