| 09/03/2005 13h02min
Milhares de sírios saíram às ruas de Damasco nesta quarta, dia 9, para demonstrar apoio ao presidente Bashar al-Assad, que enfrenta pressão internacional devido à presença de forças do país no Líbano.
– Com nossas almas e sangue nos sacrificamos por Assad – gritava a multidão, carregando bandeiras sírias e fotos de seu presidente, que prometeu retirar suas tropas do Líbano depois de semanas de protestos anti-Síria em Beirute.
Manifestantes queimaram bandeiras dos Estados Unidos em outra parte de Damasco e a polícia montou barreiras perto da embaixada norte-americana. O protesto acontece um dia depois de milhares de libaneses realizarem em Beirute uma manifestação pró-Síria, convocada pelo grupo militante Hizbollah.
O assassinato, em 14 de fevereiro, do ex-primeiro-ministro Rafik al-Hariri provocou protestos furiosos em Beirute contra a Síria. A oposição libanesa culpa o país pela morte, mas Damasco nega qualquer participação.
Assad anunciou no último sábado que as tropas sírias irão se retirar do Líbano, onde entraram no início da guerra civil libanesa (1975-1990), mas que Damasco ainda terá um papel a desempenhar no vizinho.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.