| 09/03/2005 22h29min
Em mensagem em que chamou o presidente boliviano, Carlos Mesa, de "meu querido amigo", o presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou seu colega boliviano pela confirmação de sua permanência no comando do país vizinho obtida do Congresso na noite de terça-feira.
– Sua confirmação como presidente da Bolívia foi lograda de forma altamente democrática e graças a uma ampla convergência de opiniões entre o governo e o Congresso bolivianos – disse o presidente boliviano.
– Isso nos enche de alegria e confiança quanto ao futuro do país e de nossas relações.
Nessa segunda, Mesa anunciou sua renúncia que, na terça, foi rejeitada pelo Congresso. O presidente boliviano renunciou se declarando "no limite" em meio a manifestações que bloquearam estradas e reivindicavam maior tributação a empresas estrangeiras que exploram o gás natural do país.
Na nota enviada a Mesa, Lula lembrou as boas relações entre os dois países e disse que a confirmação do presidente boliviano aumenta a confiança brasileira no país vizinho.
A Petrobras, com investimentos diretos que totalizam mais de US$ 1 bilhão, é a principal sócia do governo boliviano no setor energético, além de controlar as mais importantes reservas de gás do sul do país andino.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.