| 12/03/2005 09h45min
Um enviado das Nações Unidas reuniu-se com o presidente da Síria, Bashar al-Assad, neste sábado, dia 12, para discutir um prazo para a retirada de todas as tropas sírias do Líbano, conforme determina uma resolução do Conselho de Segurança. Um porta-voz de Terje Roed-Larsen disse que ele iniciou as conversações com Assad na cidade de Aleppo, ao norte da Síria, mas não deu mais detalhes.
Sob pressão internacional, a Síria começou ao menos uma retirada parcial de suas tropas. Na sexta-feira, todos os soldados sírios deixaram o norte do Líbano, dando um ponto final a uma presença ininterrupta de 29 anos e marcando o papel cada vez menor da Síria em seu pequeno vizinho. Mais tropas recuaram perto da fronteira durante a noite, de acordo com um plano de retirada de duas fases fechado essa semana, após pressão global e protesto popular no Líbano.
Pequenas multidões de sírios com bandeiras nacionais deram boas-vindas aos soldados que voltavam para casa, jogando arroz e flores enquanto eles cruzavam a fronteira, segundo testemunhas. O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, exigiu que a Síria retirasse todas as suas tropas antes das eleições parlamentares no Líbano, agendadas para maio, e que uma retirada incluísse agentes de inteligência sírios.
A Síria afirma que pretende cooperar na implementação da resolução 1559 da ONU que determina uma retirada.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.