| 29/03/2005 18h26min
Os médicos estão estudando submeter o papa João Paulo II a uma nova cirurgia para inserir um tubo de alimentação diretamente em seu estômago, informou o site do Corriere della Sera nesta terça, dia 29, citando a reportagem de uma agência de notícias italiana.
Segundo a reportagem, uma decisão final ainda não foi tomada, mas os médicos achavam que o tubo, conhecido como PEG, pode ser necessário porque o papa estava tendo problemas em engolir.Tal cirurgia envolveria médicos colocando um tubo no interior do estômago pelo qual o alimento iria ser diretamente inserido, ignorando a boca e a garganta.
A reportagem é da agência italiana Apcom. Autoridades do Vaticano não comentaram a notícia.
Anteriormente, o jornal Corriere della Sera disse que o papa, de 84 anos, teria provavelmente que voltar ao hospital nos próximos dias para exames médicos em meio a temores de que sua saúde esteja pior do que admite o Vaticano.
João Paulo foi internado duas vezes nos últimos dois meses após crises respiratórias. Ele foi submetido a uma traqueotomia em 24 de fevereiro para auxiliar a passagem do ar para seus pulmões e ainda tem um tubo inserido em sua traquéia para auxiliar na sua respiração. O papa, que ainda sofre do mal de Parkinson e de uma grave artrite, não fala em público desde 13 de março, quando recebeu alta do hospital.
Os problemas de saúde do papa lançaram uma sombra sobre as celebrações da Semana Santa. Ele não conseguiu fazer seu discurso no domingo de Páscoa e deixou de dar a bênção tradicional na segunda-feira pós-Páscoa pela primeira vez em seus 27 anos de papado.
– Sua condição talvez seja menos animadora do que (o Vaticano) quer fazer pensar – disse o Corriere na terça. – Na verdade, outra coisa está circulando: o fato de que o papa, nos próximos dias, deve ser levado de volta ao (hospital) Gemelli.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.