| 30/03/2005 19h36min
A Companhia Catarinense Águas e Saneamento (Casan) informou que as cidades de Seara e Xaxim, no Oeste do Estado, suspenderam o racionamento de água.
As chuvas registradas em março, no entanto, não foram suficientes para recuperar o nível dos rios e açudes da região, obrigando 16 municípios a manter o racionamento, medida que afeta 150 mil pessoas.
De acordo com o superintendente da Casan para as regiões Oeste e Planalto Serrano, Milton Sander, a situação mais grave ocorre em Maravilha e Nova Erechim.
Em Maravilha, a população tem água dia sim, dia não. A captação no Rio Jundiá diminuiu de 50 para 25 litros por segundo. O rio não corre abaixo da barragem de captação há cerca de um mês, quando começou o racionamento.
Sander disse que a Casan pretende desassorear a barragem do Rio Jundiá e perfurar um poço profundo no município, a exemplo do que está sendo licitado em Seara.
Em Nova Erechim, a Casan está captando água no rio Burro Branco para tentar manter o nível do reservatório de Lajeado Barreiro.
Santa Catarina tem 155 municípios em situação de emergência devido à estiagem. Uma cidade, São Carlos, decretou estado de calamidade pública.
As informações são do Diário Catarinense.
Confira a previsão meteorológica no clicTempo.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.