| 02/04/2005 23h22min
O papa João Paulo II passou as últimas horas de sua vida, neste sábado, dia 2, rodeado por seus assessores poloneses mais próximos. O Pontífice morreu às 21h37min pelo horário local (16h37min de Brasília) em seu aposento privado no Palácio Apostólico do Vaticano.
O Vaticano informou em comunicado que os assessores do Santo Padre começaram a celebrar uma missa no quarto de João Paulo II às 20h. A celebração foi feita pelos seus dois secretários privados, ambos poloneses, e por um cardeal e um arcebispo deste país. No momento da morte do Papa, uma hora e 37 minutos mais tarde, ele estava cercado de cinco prelados poloneses e cinco freiras polonesas que tomaram conta dele em boa parte de seu pontificado.
Três médicos italianos e duas enfermeiras também estavam no local. O Papa recebeu a unção dos enfermos, antes chamada de extrema-unção, e a comunhão do Sagrado Viático.
Representantes não-poloneses do Vaticano, incluindo o secretário de Estado, Angelo Sodano, só entraram no quarto após a morte de João Paulo II. Eles prestaram suas homenagens e iniciaram os rituais e procedimentos do Vaticano que sucedem a morte do Papa.
O Vaticano informou que o corpo do Pontífice não será levado à Basílica de São Pedro para ser velado antes de segunda-feira.
As informações são da Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.