| 03/04/2005 18h36min
No Maracanã, em Mogi Mirim, no Barein, em Dortmund, Barcelona ou Albacete, o domingo foi marcado por homenagens ao papa João Paulo II nas competições esportivas do mundo. No Grande Prêmio do Barein de Fórmula 1, a Ferrari colocou uma tarja preta no bico dos carros de Michael Schumacher e Rubens Barrichello. O piloto alemão declarou que o clima de tristeza pela morte do papa, que recebeu os membros da equipe italiana no início do ano, afetou o desempenho da equipe na corrida.
A rodada do Campeonato Italiano foi cancelada e transferida para o dia 20 de abril por causa da morte do pontífice, ocorrida no sábado, dia 2. Nos jogos de futebol realizados nos outros países, diversas manifestações de torcedores e jogadores lembraram a morte do pontífice. No Maracanã, estádio que recebeu João Paulo II por duas vezes, em 1980 e 1997, os torcedores que acompanhavam a final da Taça Rio entre Flamengo e Fluminense estenderam cartazes e bandeiras em homenagem ao papa. Os jogadores rezaram antes do início da partida enquanto o placar eletrônico fazia referência ao homenageado e os torcedores cantavam o hino "João de Deus", música que marcou a passagem do papa pelo Brasil.
Em Mogi Mirim, os jogadores do São Paulo usaram uma tarja preta no braço esquerdo do uniforme no jogo contra o Santos que marcou a conquista do título do Campeonato Paulista. Na Alemanha, os jogadores de Borussia Dortmund e Hertha Berlin fizeram silêncio em homenagem ao papa enquanto a imagem do pontífice era projetada no painel eletrônico do estádio. Em Barcelona, na Espanha, os jogadores de Barcelona e Betis se reuniram no centro do gramado do Camp Nou para um minuto de silêncio. O Real Madrid enfrentou o Albacete com um uniforme todo preto com uma tarja branca no braço. O atacante Ronaldo, que em companhia de sua mãe foi recebido pelo papa em uma visita ao Vaticano em 1998, também participou da homenagem.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.