| 04/04/2005 11h57min
O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, deve dar início à campanha eleitoral no país nesta terça, dia 5. O atraso se deve à morte do papa João Paulo II – a convocação estava agendada para esta segunda.
Blair vai comparecer a uma homenagem ao Pontífice na catedral de Westminster em Londres. Na terça, ele deve visitar a rainha Elizabeth II para pedir autorização simbólica para dissolver o Parlamento e divulgar a data do pleito.
As pesquisas indicam que ele deve obter o terceiro mandato consecutivo, algo inédito para um político do Partido Trabalhista. Isso significa que os oito anos de crescimento econômico estão pesando mais junto ao eleitorado do que o apoio de Blair à impopular guerra do Iraque.
Pela lei eleitoral, deve haver pelo menos 17 dias úteis entre a dissolução do Parlamento e a eleição. A campanha eleitoral só deve começar na próxima semana. Para Blair, quase tão importante quanto obter um novo mandato é conseguir uma maioria parlamentar de pelo menos 70 deputados.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.