clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 08/04/2005 10h36min

Palestinos prometem cancelar trégua se mesquita for atacada

Aviso foi divulgado por oito grupos islâmicos

Grupos militantes palestinos prometeram nesta sexta, dia 8, retomar os ataques contra israelenses se judeus ultranacionalistas entrarem em um santuário de Jerusalém, algo que a polícia de Israel pretende impedir. Oito grupos divulgaram um aviso um dia depois do governo israelense ter dito que proibiria não-muçulmanos de entrarem no local – conhecido pelos islâmicos como Al Haram Al Sharif (Santuário Nobre) e pelos judeus como Monte Templo. A manobra pretende evitar israelenses da extrema direita de se concentrarem ali.

Vários parlamentares da linha-dura que esperavam usar seu status de membro do Poder Legislativo para contornar a proibição foram informados de que estavam proibidos de visitar o complexo da mesquita. A polícia intensificou o aparato de segurança no local em meio a temores de que uma manifestação marcada para domingo por ultranacionalistas acabe provocando conflitos com os muçulmanos.

Os manifestantes opõem-se ao plano do primeiro-ministro Ariel Sharon de retirada da Faixa de Gaza. Em um comunicado, militantes palestinos disseram que abandonariam a trégua declarada há três meses se "extremistas sionistas invadirem o complexo da mesquita. Tal ato seria uma declaração de guerra total e o período de calmaria teria fim."

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, afirmou ter recebido garantias do ministro de Defesa de Israel, Shaul Mofaz, de que as forças de segurança impediriam qualquer ataque contra o complexo. O Revava, grupo de extrema direita que está organizando a manifestação, prometeu continuar com seus planos, afirmando que seus simpatizantes chegariam o mais perto possível do local sagrado e que a mobilização seria pacífica. Entre os grupos palestinos que divulgaram o aviso estão o Hamas, a Jihad Islâmica e as Brigadas de Mártires de Al Aqsa.

As informações são da agência Reuters.


 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.