| 08/04/2005 20h38min
Forças de segurança libanesas pararam na sexta, dia 8, uma caminhonete que ia para a fronteira com a Síria carregando uma bomba escondida entre vegetais.
Eles afirmaram que o motorista e seu ajudante foram detidos para serem interrogados, embora especialistas em explosivos tivessem constatado que o dispositivo não estava pronto para detonação.Forças de segurança libanesas revistaram casas no vilarejo da região de fronteira al-Qaa, no Vale do Bekaa, atrás de evidências.
Não estava claro se os dois detidos tinham alguma ligação com as quatro bombas que atingiram bairros cristãos de Beirute há três semanas, o que fez com que aumentasse temores de um retorno do clima da guerra civil de 1975 a 1990.
De acordo com testemunhas, cerca de 70 caminhões militares sírios levando tanques, soldados e artilharia seguiram em direção fronteira com a Síria nesta sexta, enquanto Damasco se apressa para tirar suas tropas do país vizinho até o fim deste mês.
A Síria prometeu retirar todos seus soldados, agentes de inteligência e equipamentos do Líbano até 30 de abril, diante da pressão contrária a presença militar da Síria na região, nos últimos 29 anos. A pressão se seguiu ao assassinato, em 14 de fevereiro, do ex-primeiro ministro Rafik al-Hariri.
Para a oposição libanesa, Damasco esteve por trás do crime. A Síria negou envolvimento.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.