| 11/04/2005 20h39min
O presidente da Nigéria, Olosegum Obasanjo, pediu apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para realização de uma Cúpula América do Sul – África, com chefes de Estado dos dois continentes, provavelmente no início de 2006.
O pedido foi feito nesta segunda, dia 11 durante reunião entre os dois presidentes e ministros do Brasil e Nigéria, em Abuja, capital da Nigéria, pouco depois de Lula ter uma reunião reservada com o presidente nigeriano.
Em discurso entre os dois encontros, o presidente brasileiro destacou que durante muito tempo o Brasil e os outros paises da América do Sul tiveram seus olhos voltados para a União Européia e para os Estados Unidos. O mesmo ocorreu com a África, e agora é o momento de olhar para outras direções. Lula afirmou que as relações comerciais, culturais e políticas entre os dois continentes podem ser "infinitamente" maiores.
O presidente brasileiro convidou o presidente nigeriano para visitar o Brasil como convidado especial para as comemorações de 7 de setembro – data em que pretende dar uma resposta sobre a possibilidade concreta de realização da sugerida Cúpula entre os países sul-americanos e africanos.
Na manhã desta terça, Lula terá audiência com o secretário executivo da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Ecowas), Mohamed Ibn Chambas. Depois, participa de uma segunda rodada de conversas bilaterais e da cerimônia de assinatura de atos conjuntos. Às 13h, o presidente e sua comitiva partem para Acra, capital de Gana.
As informações são da Agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.