| 12/04/2005 01h05min
O secretário de Defesa dos Estados Unidos fez uma visita surpresa ao Iraque, alertou os líderes interinos do país nesta terça,12 (horário local), contra a corrupção no governo. Ele disse ainda que os Estados Unidos se opõem a qualquer medida para adiar o cronograma político no país, o que inclui a elaboração de uma nova constituição até meados de agosto e eleições nacionais em dezembro.
– A presença das forças de segurança (dos EUA) não é algo que vá durar para sempre –, disse ele a jornalistas que viajaram com o secretário em um avião militar que fez um vôo sem escala para Washington.
Levando uma mensagem clara do governo dos EUA, Rumsfeld disse que terá reuniões em Bagdá com o novo primeiro-ministro iraquiano Ibrahim Jaafari e com o presidente do país Jalal Talabani. Apesar da nomeação de Jaafari e de Talabani para serem importantes figuras do governo iraquiana as facções políticas do país estão manobrando para conseguir o poder.
Rumsfeld disse que decisões como nomeações de ministros devem levar em conta o que é melhor para o Iraque e não serem baseadas em lealdades partidárias e retribuições.
– É importante que o novo governo esteja atento às competências das pessoas nos ministérios e que eles evitem turbulências desnecessárias –, disse ele aos jornalistas.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.