| 13/04/2005 10h09min
O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, anunciou nesta quarta, dia 13, novas propostas de campanha que, segundo espera, o ajudarão a fazer história levando o Partido Trabalhista a conquistar um terceiro mandato consecutivo frente do país. Em um manifesto eleitoral de mais de cem páginas, a legenda deu destaque para a promessa de preservar a estabilidade econômica – o fator em que Blair aposta para reverter a insatisfação gerada pela guerra contra o Iraque.
Os trabalhistas também prometeram manter as pressões sobre o Irã e a Coréia do Norte devido a seus programas nucleares e lamentaram a persistência da violência no território iraquiano.
– Lastimamos a perda de vidas de civis inocentes e das forças de coalizão na guerra no Iraque e o terrorismo subsequente. Mas a carnificina promovida por Saddam (Hussein, ex-presidente iraquiano) está encerrada – disse o partido. – Muitas pessoas discordaram da ação tomada. Respeitamos e entendemos seus pontos de vista. Mas agora deveríamos todos nos unir para dar apoio frágil democracia no Iraque.
Pesquisas de opinião mostram que Blair deve vencer as eleições de 5 de maio, apesar de os conservadores (oposição) estarem a apenas alguns pontos percentuais atrás dele. Blair e o ministro das Finanças da Grã-Bretanha, Gordon Brown, colocaram de lado suas desavenças constantes a fim de fazerem campanha juntos.
O premiê prometeu que Brown continuará em seu cargo depois de 5 de maio, tentando capitalizar em cima da estabilidade econômica. Mas os sucessos do governo britânico na área viram-se minados na quarta, quando foram divulgados dados indicando um aumento nos pedidos de auxílio-desemprego, o maior dos últimos dois anos. Nesse mesmo dia, famílias de operários da montadora de carros MG Rover, falida, protestaram diante do gabinete do dirigente.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.