| 15/04/2005 16h16min
Uma jornalista freelance do The Boston Globe publicou uma história inventada repleta de detalhes no jornal nesta semana, no mais recente caso a embaraçar a mídia norte-americana. A informação foi divulgada nesta sexta, dia 15.
O The Globe, que pertence ao grupo The New York Times, disse que não iria mais usar o material da jornalista Barbara Stewart por causa de sua história publicada na última quarta, sobre a temporada de caça de filhotes de foca em Newfoundland. Na verdade, a caçada não tinha de fato acontecido.
A reportagem, que vinha de Halifax, Nova Scotia, no Canadá, descrevia em detalhes como a caça havia sido na terça, com a água ficando vermelha enquanto caçadores em cerca de 300 barcos atiravam nos filhotes.
O problema é que a temporada não começou na terça. O evento foi adiado por causa do mau tempo e agendado para a sexta, informou o jornal através de uma nota do editor.
Stewart não foi encontrada para comentar o caso. O jornal, que recebeu uma reclamação do governo canadense, disse que não deveria ter publicado a matéria e insistido nas atribuições dos detalhes já que a jornalista não estava reportando do local da cena.
As organizações de mídia dos Estados Unidos foram duramente atingidas recentemente, após uma série de casos envolvendo plágios e reportagens fabricadas. Em 2003, dois editores importantes do The New York Times deixaram o jornal após o escândalo envolvendo Jason Blair, que plagiou e inventou várias matérias. CBS News, The Washington Post, NBC News, CNN e New Republic foram outros meios de comunicações que foram acusados de reportagens mal conduzidas.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.