| 20/04/2005 23h38min
O Grêmio não resistiu à superioridade do campeão estadual do Rio e saiu derrotado do duelo de tricolores no Maracanã. Na noite desta quarta, dia 20, o tricolor gaúcho foi goleado por 3 a 0 pelo Fluminense, em partida válida pelo confronto de ida das oitavas-de-final da Copa do Brasil. Tuta (dois) e Juninho marcaram os gols da partida. No confronto de volta, dia 4 de maio, no Olímpico, a equipe do técnico Hugo de León precisará de uma vitória por quatro gols de diferença para avançar na competição.
Embalada pela conquista do Carioca no último domingo, a equipe das Laranjeiras partiu para cima desde o início da partida. Logo no primeiro minuto de jogo, Gabriel cruzou da ponta direita e Tuta, de bicicleta, acertou o poste do goleiro Eduardo. O lance revelou a fragilidade do setor defensivo gremista e deu razão a direção tricolor, que busca em regime de urgência um zagueiro para a disputa da Série B do Brasileirão.
Apesar do susto inicial, o Grêmio equilibrou a partida e quase abriu placar em três oportunidades. Aos cinco minutos, Somália cabeceou raspando o travessão. Aos seis, Élton mandou uma bomba de fora da área, obrigando o goleiro Kléber a fazer grande defesa. Um minuto depois, o meia Anderson deu um elástico no zagueiro, invadiu a área e chutou cruzado. Gabriel fez o corte e evitou o gol gremista.
O bom começo empolgou demais os jogadores do Grêmio, que partiram desorganizadamente para o ataque. O volante Marcus Vinícius, exercendo uma função que não é a sua, tentou armar as jogadas e cedeu vários contra-ataques para a equipe adversária. Em um desses lances, aos 18 minutos, Leandro foi lançado pela direita. A zaga gremista tentou deixar o jogador em impedimento, mas Alessandro Lopes não saiu e deixou o lateral em posição legal. Livre, Leandro driblou Eduardo e rolou para Tuta, com o gol vazio, abrir o placar. Treze minutos depois, outra bola foi enfiada entre os zagueiros gremistas. Tuta, mais uma vez, entrou sozinho e tocou na saído do goleiro.
– Se continuarmos assim, vamos tomar 10 gols – exagerou o meia Bruno, após o término do primeiro tempo. Opinião semelhante, porém menos educada, teve o goleiro Eduardo, que qualificou a atuação da equipe com um palavrão.
Na segunda etapa, o Grêmio repetiu todos os erros da primeira. Continuou errando muitos passes, não conseguiu estabelecer uma ligação eficiente entre os meias e os atacantes e insistiu na desastrosa linha de impedimento. A equipe carioca também repetiu o começo fulminante e liquidou o jogo logo no primeiro minuto. Em um contra-golpe, Leandro driblou Marcus Vinícius e rolou para Juninho, que chutou com o lado de dentro do pé e colocou a bola no ângulo esquerdo de Eduardo.
Apesar de goleado, o técnico Hugo de León só alterou a equipe aos 12 minutos, quando Tuta acertou o meia Élton, que teve de ser retirado de campo. Nunes entrou no meio, e Saraiva entrou em seguida no lugar de Anderson. As mudanças não deram resultado e o Grêmio continuou sem conseguir chegar ao gol do Fluminense, que só precisou tocar a bola para administrar o resultado.
No próximo confronto entre as duas equipes, dia 4 de maio, no Olímpico, a equipe do técnico Hugo de León precisará de uma vitória por quatro gols de diferença para avançar na competição. Já o tricolor carioca poderá perder por até dois gols de diferença que ainda assim sairá de Porto Alegre classificado. Um resultado igual em favor do Grêmio levará a decisão para a cobrança de pênaltis.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.