| 27/04/2005 10h17min
A Human Rights Watch afirmou, nesta quarta, dia 27, que os abusos cometidos na prisão iraquiana de Abu Ghraib foram apenas a "ponta do iceberg" dos maus-tratos a prisioneiros muçulmanos. Os abusos são parte de um padrão maior de violações de direitos humanos pelos EUA no Afeganistão, na baía de Guantánamo e em outros lugares, disse o grupo, com sede em Nova York.
– Abu Ghraib foi só a ponta do iceberg – afirmou em um comunicado Reed Brody, conselheiro especial da organização.
– Agora está claro que o abuso de presos ocorre em todos os lugares – do Afeganistão à baía de Guantánamo até calabouços em outros países para onde os Estados Unidos mandaram prisioneiros. E provavelmente alguns outros lugares dos quais nem temos conhecimento – acrescentou.
Segundo a entidade, nove detentos foram mortos sob custódia norte-americana no Afeganistão. Pelo menos 11 suspeitos da Al-Qaeda também "desapareceram" sob custódia dos Estados Unidos, sem evidências de onde estejam presos. Fotos denunciando os maus-tratos de iraquianos em Abu Ghraib, que já foi uma prisão sob o comando de Saddam Hussein, provocaram críticas internacionais sobre as políticas dos EUA.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.