| 29/04/2005 12h35min
O ex-presidente iraniano, Akbar Hashemi Rafsanjani, que se prepara para concorrer novamente ao cargo, afirmou nesta sexta, dia 29, que o enriquecimento de urânio é um direito do qual o Irã nunca abrirá mão. Conforme Rafsanjani, a suspensão pelo país das atividades, que podem produzir combustível para ser utilizado em armas atômicas, não durará muito. O Irã interrompeu as atividades como gesto de boa vontade para negociações com os países da União Européia.
– O Irã está determinado a ter todos os ramos da tecnologia nuclear, incluindo o enriquecimento de urânio. E vamos ter isso a qualquer custo – declarou Rafsanjani a fiéis durante orações em Teerã.
França, Reino Unido e Alemanha, que compartem da posição dos Estados Unidos de que o Irã pode estar tentando construir armamento nuclear, estão em negociação desde o ano passado para tentar convencer o país a abandonar seu processamento do combustível. Em troca, oferecem incentivos econômicos como acordos de comércio.
Uma nova rodada de conversas deve ocorrer em Londres nesta sexta. Caso não haja êxito,o Irã retomará as atividades, afirmou o ministro das Relações Exteriores, Kamal Kharrazi.
Washington acusa Teerã de buscar armas atômicas e se recusou a abrir mão de qualquer opção, inclusive a força, para impedir que o país as consiga. Rafsanjani disse que o Irã está pronto para enfrentar as ameaças dos EUA.
As informações são da Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.