| 29/04/2005 13h27min
Um suposto líder da guerrilha separatista espanhola ETA, preso na França esta semana, possuía informações sobre o projeto de Madri para organizar os Jogos Olímpicos de 2012. Peio Esquiabel Urtuzaga, conhecido como "Xerpa", foi detido em Caussade, próximo a Toulouse, na quinta, dia 28, ao lado de um outro membro suspeito de fazer parte do grupo armado ilegal.
Ele detinha informações "muito vagas" sobre o planejamento olímpico de Madri, obtidas pelo site oficial da cidade, segundo o Ministério do Interior. Madri disputa o direito de organizar os Jogos Olímpicos de 2012 com Londres, Paris, Moscou e Nova York. As polícias de Espanha e França prenderam 56 suspeitos do ETA este ano em uma operação para enfraquecer a guerrilha mais ativa da Europa Ocidental.
O ETA, que é considerado pela União Européia e pelos Estados Unidos como uma organização terrorista, matou mais de 800 pessoas desde 1968 na luta pela independência da região Basca, mas não organiza nenhum ataque fatal há quase dois anos.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.