| 30/04/2005 00h11min
Os Estados Unidos alertaram a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que a Coréia do Norte estaria preparando um teste nuclear subterrâneo desde março e que este poderia ocorrer até junho, segundo informou a agência japonesa de notícias Kyodo neste sábado, 30 (horário local).
A reportagem, que cita fontes diplomáticas em Viena (sede da AIEA), aparece um dia depois de o chefe norte-americano para as paralisadas negociações sobre as ambições nucleares da Coréia do Norte afirmar que Washington acredita que Pyongyang possa estar tentando colher material para uma arma nuclear de um reator desativado.
De acordo com as fontes, que afirmam que as informações foram obtidas com fotos de satélite e de dentro da Coréia do Norte, o fechado país comunista estaria buscando testar um dispositivo a base de plutônio e de pequena escala.
Os EUA pediram à China que apele à Coréia do Norte para paralisar os preparativos, mas não houve nenhum sinal de que Pequim estivesse fazendo isso, de acordo com as fontes. Autoridades japonesas não estavam disponíveis para comentar o assunto.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.