clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 30/04/2005 09h51min

Cova com cerca de 1,5 mil corpos é descoberta no Iraque

Maioria das vítimas era composta por mulheres e crianças

Investigadores descobriram uma cova coletiva no sul do Iraque com cerca de 1,5 mil corpos, a maior parte provavelmente de curdos obrigados a sair de suas casas no fim dos anos 1980. O local, perto da cidade de Samawa, cerca de 300 Km ao sul de Bagdá, consiste de 18 valas rasas cavadas por veículos na rocha dura de calcário.

A maioria das vítimas era composta por mulheres e crianças, que aparentemente foram enfileiradas em frente às covas e mortas a tiros com rifles AK-47, segundo um investigador norte-americano.

Até agora foram retirados do local 110 corpos, dois terços deles de crianças e adolescentes. Eles estão sendo examinados por peritos que reúnem provas que serão usadas no caso contra Saddam Hussein e seus principais assessores por crimes de guerra, contra a humanidade e genocídio.

O lugar parece ter sido cuidadosamente escolhido e foi bem selado, fatores que os promotores acreditam que irão convencer a Justiça sobre a natureza premeditada do crime. A maioria das vítimas usava roupas tradicionais curdas. Elas estavam vestindo várias camadas de roupas, o que pode indicar que sabiam que estavam sendo removidas para outro lugar, disseram os investigadores.

Essa é uma das cerca de 300 covas coletivas descobertas no Iraque desde a queda de Saddam. Algumas contém dezenas de corpos, enquanto outras possuem milhares.

Uma autoridade norte-americana que trabalha com os iraquianos para recolher provas de crimes cometidos pelo antigo regime disse que os curdos provavelmente seguiam para o sul durante as campanhas de Anfal (1987-88). Nesse período Saddam obrigou a retirada de centenas de milhares de curdos de vilarejos e cidades de todo o Iraque.

O Exército de Saddam esmagou a oposição curda em toda a região e é acusado de lançar gás venenoso contra os moradores de Halabja, perto da fronteira iraniana, matando mais de 5 mil pessoas.

As informações são da agência Reuters.


 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.