| 30/04/2005 11h28min
O Irã informou neste sábado, dia 30, que pode retomar o trabalho de enriquecimento de urânio na próxima semana, depois de não chegar a um acordo com a União Européia sobre seu polêmico programa nuclear.
O aviso pode provocar crise na disputa nuclear do Irã com o Ocidente e deve fazer com que os Estados Unidos levem o caso para o Conselho de Segurança das Nações Unidas, em busca de possíveis sanções contra o país.
– O Irã vai decidir se retomará seu programa de enriquecimento de urânio nesta semana em Teerã. É improvável que o Irã comece a enriquecer urânio em Natanz, mas algumas atividades podem ser retomadas na próxima semana no complexo de Isfahan – informou a agência de notícias oficial IRNA, citando o negociador nuclear de Teerã, Hassan Rohani.
O Irã, que nega tentar produzir armas nucleares, congelou todo o seu trabalho de combustível de urânio, incluindo as atividades em Isfahan e em Natanz, em novembro passado, como parte de um acordo com as três potências européias Alemanha, França e Grã-Bretanha.
A UE e o Irã não conseguiram chegar a um acordo final sobre o programa nuclear iraniano nas conversações em Londres, na noite de sexta-feira, mas concordaram em continuar as negociações.
– O Irã estará pronto para continuar as negociações com os europeus se retomar parte de suas atividades de enriquecimento – disse Rohani.
O urânio enriquecido pode ser usado como combustível de reatores nucleares, mas também para construir uma bomba atômica.
O trio da UE advertiu Teerã que apoiaria o pedido dos EUA de enviar o caso do Irã para o Conselho de Segurança da ONU se o país retomar suas atividades de enriquecimento de urânio. Mas Rohani destacou que o Irã continuaria a negociar com a Europa e classificou a ameaça do Conselho de Segurança como improvável.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.