| 01/05/2005 09h23min
A Agência de Defesa do Japão está tentando o lançamento de um míssil norte-coreano de curto alcance que caiu no mar do Japão na manhã deste domingo, dia 1º de maio, informaram fontes oficiais. O país recebeu a notícia sobre o lançamento através do exército dos Estados Unidos e até o momento as autoridades japonesas não conseguiram confirmá-lo, disseram fontes citadas pela agência Kyodo.
A notícia vem à tona um dia após a informação de que os Estados Unidos alertaram o Japão e outros países de que a Coréia do Norte se prepara para testar uma bomba nuclear em junho.
Em agosto de 1998, a Coréia do Norte lançou um míssil que cruzou o Japão e caiu no Pacifico, o que demonstrou que o governo de Pyongyang tinha capacidade de alcançar o território japonês. Por causa desse lançamento, que Pyongyang diz que foi uma resposta à colocação em órbita de um satélite, Tóquio lançou satélites espiões que vigiam a Coréia do Norte.
Em fevereiro de 2003, a Coréia do Norte lançou um míssil em direção à Rússia que caiu no mar, a cerca de 60 quilômetros do litoral da península coreana.
Na época, determinou-se que os mísseis terra-mar não violam os acordos da Declaração de Pyongyang, assinada em setembro de 2002 por Japão e Coréia do Norte e na qual Pyongyang se compromete a não lançar mísseis de longo alcance.
Os lançamentos de projéteis norte-coreanos ocorrem habitualmente em momentos de tensão e são considerados atos de provocação.
Em fevereiro deste ano, a Coréia do Norte declarou oficialmente que possui armas nucleares e se retirou, por tempo indeterminado, das negociações que buscam colocar fim à crise provocada pelo país comunista em 2002.
Nesse ano, Pyongyang anunciou que possuía um programa de armas nucleares, em violação a acordo de 1994 assinado com Washington em que prometia abandonar seus projetos atômicos em troca de ajuda energética.
As informações são da agência EFE.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.