| 04/05/2005 09h41min
Dois irmãos de um australiano seqüestrado no Iraque imploraram, na quarta, dia 4, por sua libertação, dizendo à emissora árabe Al Jazeera que ele é um homem que ama sua família e respeita profundamente o povo iraquiano. O apelo ocorreu depois de o chanceler australiano, Alexander Downer, aparecer no canal pedindo a libertação de Douglas Wood, de 63 anos, um engenheiro radicado na Califórnia e casado com uma norte-americana.
Malcolm e Vernon Wood, em declaração gravada na Austrália, disseram que seu irmão tem a saúde ruim e dedica-se muito a sua filha, aos dois enteados e aos dois netos.
– Douglas respeita o povo do Iraque, seu espírito patriótico e seu direito à independência – disse Malcolm Wood, acrescentando que, se o refém for libertado, a família pedirá a ele que feche sua empresa de engenharia e deixe o Iraque.
– Não desejamos que Douglas, um homem que não está bem, permaneça no Iraque, longe de seus entes queridos. Nós, a família de Douglas, pedimos a seus seqüestradores que o libertem ileso – afirmou.
A Austrália mandou uma equipe de especialistas a Bagdá para tentar libertar Wood. Downer disse à Al-Jazeera que o refém tem um grave problema cardíaco e quer voltar para sua família.
– Pedimos às pessoas que o tomaram como refém que o libertem e não envolvam um homem que está apenas oferecendo assistência ao povo iraquiano, não o envolvam em política, apenas o libertem – declarou.
Um vídeo de dois minutos entregue no domingo às agências de notícias em Bagdá mostrava Wood sob a mira de armas de fogo. Downer disse que o vídeo deve ser autêntico e que Wood teria sido seqüestrado em seu apartamento de Bagdá por volta de sexta. Na fita, Wood pede aos Estados Unidos, à Grã-Bretanha e à Austrália que retirem suas tropas do Iraque.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.