| 06/05/2005 18h58min
O braço da Al-Qaeda no Iraque prometeu nesta sexta, dia 6, vingar a morte de um iraquiano que foi baleado, já ferido e desarmado, dentro de uma mesquita de Falluja no ano passado, segundo uma nota divulgada pela Internet. A ameaça é uma reação à absolvição do marine norte-americano responsável pelo homicídio.
"Oh, nação do Islã, não se surpreendam (com a absolvição), pois são cruzados e judeus que declararam guerra ao Islã e aos muçulmanos (...) Estamos determinados a vingar nosso irmão e não vamos desistir ou descansar até que a lei divina impere na terra", disse a nota, assinada pela Organização da Al Qaeda para a Guerra Santa no Iraque, grupo liderado pelo jordaniano Abu Musab Al Zarqawi. Sua autenticidade não pôde ser verificada.
Após uma investigação de cinco meses, o Corpo de Marines determinou que o soldado atirou em defesa própria e não deve ser submetido a corte marcial por causa do incidente de novembro, registrado em um vídeo de má qualidade, amplamente divulgado.
O iraquiano morto era um dos feridos deixados na mesquita depois que os marines conseguiram ocupar a cidade de Falluja, que estava sob controle dos rebeldes. O grupo liderado por Zarqawi já assumiu a responsabilidade por uma série de ataques contra tropas dos EUA e contra o governo iraquiano.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.