| 12/05/2005 09h45min
O parlamentar britânico George Galloway e o ex-ministro do Interior da França Charles Pasqua foram acusados de receberem milhões de dólares em suborno, na década passada, do regime de Saddam Hussein. Um comitê independente do Senado dos EUA investiga supostas irregularidades no programa da ONU para o Iraque petróleo-por-comida.
Os autores do informe dizem ter provas de que quando Saddam Hussein estava no poder, o ex-ditador aprovou pessoalmente a concessão de bônus de 11 milhões e de 20 milhões em barris de petróleo para Pasqua e Galloway, respectivamente.
Pelo programa petróleo-por-comida imposto ao Iraque pela ONU após a invasão do Kuwait em 1990, Bagdá, então alvo de sanções internacionais, tinha permissão para vender parte de seu petróleo para comprar comidas, remédios e bens básicos. A comodite podia ser vendida aos operadores por até 30 centavos de dólar o barril. O parlamentar britânico e o ex-ministro francês negam as acusações, que disseram não ser novas.
As informações são do Globo Online.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.