| 12/05/2005 11h02min
Em uma guerra na qual a informação é tão importante quanto as armas, a indiscrição de soldados iraquianos está prejudicando o combate aos rebeldes. A afirmação é de oficiais de primeiro escalão dos EUA e do Iraque. Segundo os militares, é difícil manter segredos entre soldados que têm membros da família ou do clã no outro lado. O resultado é que as operações resultam na apreensão de armas e explosivos, mas de poucos suspeitos. Estes costumam ser alertados e fogem antes.
Um exemplo das conseqüências da indiscrição ocorreu na semana passada, quando o 205º batalhão iraquiano, treinado pelos EUA, participou de uma ação em campo de tamareiras usado como esconderijo por militantes. Os soldados encontraram cápsulas de artilharia, uma bateria antiaérea e outras munições, mas prenderam só um suposto rebelde. Para muitos soldados do recém-criado Exército iraquiano, a primeira lealdade não é com o governo, mas com os clãs e as tribos.
As informações são da Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.