| 12/05/2005 18h25min
A agência reguladora de narcóticos da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou nesta quinta,d ia 12, que o Iraque tornou-se um importante ponto de trânsito de tráfico de narcóticos e outras substâncias controladas.
As substâncias ilegais – entre elas resina de maconha (haxixe), anfetaminas e substâncias químicas usadas para fazer heroína – saem do Afeganistão e são levadas para a Jordânia antes de serem entregues em países por toda a Europa e a Ásia, disse o Conselho Internacional de Controle de Narcóticos (INCB).
O presidente do INCB, Hamid Ghodse, disse que o enfraquecimento dos controles de fronteira e infra-estrutura faz dos países pontos logísticos e de trânsito, não apenas para terroristas e militantes internacionais mas também para traficantes de drogas.
O Afeganistão é o principal produtor mundial de heroína, de acordo com dados da ONU. Grupos de tráfico de drogas no Iraque empregam muitos métodos para evitar que sejam descobertos, como entrar nas cidades sagradas do Iraque disfarçados de peregrinos, disse o INCB. Recentemente as autoridades iraquianas fizeram um grande número de prisões relacionadas a acusações de tráfico de drogas, enquanto casos de intoxicação por drogas aumentaram em Bagdá e no resto do país.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.