| 13/05/2005 07h51min
A ex-comandante da prisão de Abu Ghraib, coronel Janis Karpinski, culpou o general Geoffrey Miller por introduzir o uso de violações aos direitos humanos na prisão mais famosa do Iraque. Fotos de pirâmides humanas e de presos com correntes chocaram o mundo.
Em entrevista nesta quinta, dia 12, Janis disse que possivelmente os abusos continuam a ser praticados. A ex-general-brigadeiro do Exército foi punida no escândalo ao ser rebaixada para coronel. Miller chefiou a prisão americana na Baía de Guantánamo e foi enviado ao Iraque para melhorar a coletânea de informações secretas e as operações de detenção.
– Acredito que o general Miller deu a eles as idéias, deu a instrução de quais técnicas usar – disse Karpinski em entrevista ao programa Nightline da rede americana ABC News.
Perguntada se ela estava se referindo ao posicionamento de prisioneiros em pirâmides humanas e a colocação de correntes usadas em cachorros nos detentos, Karpinski respondeu:
– Posso dizer com certeza que policiais militares certamente não elaboraram aquelas técnicas, eles certamente não vieram a Abu Ghraib ou ao Iraque com coleiras e correntes para cachorros – afirmou.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.