| 15/05/2005 15h26min
A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, em visita ao Iraque, afirmou neste domingo, dia 15, que seu país ajudará o novo governo iraquiano em tudo o que for possível para que este consiga colocar fim aos atentados dos rebeldes.
Em entrevista coletiva após a reunião com o líder curdo Masood Barazani, Condoleeza afirmou que os EUA continuarão discutindo com as autoridades iraquianas para encontrar uma forma de relançar o processo político e ajudar os iraquianos a acabar com a insurgência.
– Temos a oportunidade de acabar com as atividades da insurgência, mas não temos que fazer isto sempre de forma militar, também podemos buscar caminhos dentro da política – disse Condoleeza.
A secretária de Estado também falou sobre a importância das mudanças produzidas no país e afirmou que os iraquianos devem redobrar seu trabalho no processo político.
Durante sua visita, a primeira de um membro do governo americano desde a posse do novo executivo iraquiano, a secretária de Estado se reuniu também com o primeiro-ministro, o xiita Ibrahim al-Jaafari, mas não deu declarações no final da reunião.
Condoleeza chegou de surpresa na manhã deste domingo à cidade curda de Erbil, cerca de 350 quilômetros ao norte de Bagdá. O objetivo da visita é mostrar o apoio de Washington ao processo político no Iraque e tentar reduzir a violência, que tirou a vida de pelo menos 400 pessoas desde a formação do novo governo iraquiano, no dia 28 de abril.
Durante a visita, Condoleeza disse que também tratará dos meios para aplicar os planos de reconstrução, e dos esforços para a realização de uma conferência em junho em busca de apoio técnico ao novo governo do Iraque.
Condoleeza, cuja estadia no Iraque está rodeada de medidas de segurança especiais, ainda deve se reunir com o presidente iraquiano, o curdo Jalal Talabani.
As informações são da agência EFE.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.