| 10/11/2001 14h18min
A Aliança do Norte (AL), animada pela tomada da cidade estratégica de Mazar-e-Sharif, declara-se agora disposta a entrar em Cabul. Os talibãs confirmaram neste sábado terem perdido o controle da cidade de Mazar, ocupada por eles desde 1998, e da vizinha cidade de Hairatan.
O próximo objetivo da Aliança é atacar Cabul, a capital. É pouco provável que essa ofensiva seja desencadeada antes do início da primavera, em março, em razão das dificuldades para deslocamento de tropas criadas pelas neves do inverno, que já começam a interditar passagens pelas montanhas do norte do Afeganistão.
A reconquista da cidade de Mazar-e-Sharif pela AN, na sexta-feira, foi a mais expressiva vitória militar obtida pelo grupo nos últimos quatro anos e pode significar o início de uma virada no conflito do Afeganistão.
Ao assumir o controle da cidade, a Aliança retira do Talibã o domínio absoluto sobre 90% do território afegão e cria condições para o estabelecimento de uma cabeça-de-ponte no norte do país para tropas aliadas
estacionadas no Uzbequistão.
A tomada de Mazar permitiria aos aliancistas abrir uma via até o Uzbequistão, onde estão estacionados 2 mil soldados americanos, e estabelecer uma base logística em seus aeroportos. Antes disso, porém, Dostum e o comandante tajique Mohammad Atta terão de organizar a defesa da cidade.
A defesa exigirá a presença de tropas aliadas e será provavelmente o primeiro grande teste de fogo em solo afegão da força internacional organizada pelos Estados Unidos, e que já conta com a adesão de países como Itália e Turquia.
Saiba mais em reportagens especiais, entrevistas e artigos de ZH
Os pontos atingidos no Afeganistão
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.