| 24/05/2005 21h22min
A fraca atuação do tenista catarinense Gustavo Kuerten na primeira rodada de Roland Garros, em Paris, pode ter levado muitas pessoas a achar que ele deveria encerrar a carreira. Mas Guga nem pensa nisso. Pelo contrário, acha que está no caminho certo para voltar a mostrar o seu melhor jogo. O atleta de Florianópolis falou à imprensa depois de ser eliminado do Grand Slam francês pelo espanhol David Sanchez, nesta terça, dia 24:
– Antes de entrar na quadra, já sabia que seria muito difícil, mesmo tentando me superar. No Grand Slam, você tem que estar 100% e ainda não estou. Hoje, de uma certa forma, olhando para o lado positivo, consegui ficar na quadra, por mais de duas horas. E mesmo não tendo toda a intensidade, consegui relaxar, me soltar e ter prazer, desfrutar do jogo no terceiro e no quarto sets – disse.
Como já havia afirmado antes mesmo de sua estréia em Paris, Guga acredita que nesta fase da recuperação da cirurgia no quadril, à qual submeteu-se em setembro passado, o maior desafio é readquirir confiança.
– É um dos pontos mais difíceis. Tenho que conseguir entrar na quadra e pensar no jogo. Mas de novo, tentando tirar coisas boas desses torneios todos que joguei. Já estou me sentindo mais à vontade em quadra, estou começando a me organizar novamente no dia-a-dia do circuito.
Mas ainda falta muito, reconhece Guga:
– O caminho pela frente é longo, tenho muito a evoluir. Ainda oscilo muito. Me sinto bem um dia, no outro nem tanto, aí volto a me sentir bem. Tenho que chegar a um momento em que pense em quadra, no jogo, nas jogadas, tentar buscar a minha confiança e ter físico suficiente para aguentar jogar de igual para igual com os melhores jogadores.
Ovacionado pelo público, que lotou a quadra 2 do complexo de tênis de Roland Garros, o catarinense faz planos para o futuro.
– A cirurgia foi um sucesso, o médico (Marc Philippon) me garantiu que posso voltar a jogar como antes e sinto que tenho a capacidade. Acima de tudo, quero muito. Então, espero que jogue muitos Roland Garros ainda, por mais uns três, quatro, cinco anos.
Gustavo Kuerten tem como próximo compromisso a disputa da Copa Davis, contra as Antilhas Holandesas, em Joinville (SC), entre os dias 15 e 17 de julho.
Nas próximas semanas, o brasileiro, que não disputará Wimbledon, segue sob a orientação do argentino Hernan Gumy.
– Para mim tem sido muito legal trabalhar com ele. Além da experiência como jogador, ele também trabalha com o Cañas, que passou por processos de recuperação de cirurgia. A gente conversa bastante. Se tiver a possibilidade de continuar treinando com ele, vou ficar contente – afirmou Guga.
O tenista vai continuar treinando nas quadras de Paris nas próximas semanas.
– Quero ficar aqui mesmo, aproveitando todo o clima desse torneio e me acostumando a ficar longas horas na quadra. Então, jogo a Copa Davis e depois volto a jogar os torneios no saibro e vou adaptando o meu calendário para jogar os maiores torneios com o ranking protegido ou com wild card (convite), mas acho que até, pelo menos, o Australian Open, estou tranqüilo.
As informações são da Gazeta Press.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.