| 02/06/2005 11h56min
A Coréia do Norte chamou o vice-presidente norte-americano de "besta sedenta de sangue", depois que Dick Cheney afirmou que o líder norte-coreano, Kim Jong-il, é irresponsável e dirige um Estado policial.A declaração foi feita por um porta-voz da chancelaria norte-coreana, nesta quinta, dia 2.
– Cheney é odiado por ser o monstro mais cruel e uma besta sedenta de sangue, já que encharcou em sangue várias partes do mundo– disse o porta voz.
Washington e Pyongyang travam uma guerra de palavras nas últimas semanas. Em entrevista à CNN na segunda,dia 2, Cheney afirmou que Kim é um dos líderes mais irresponsáveis do mundo.
– Ele dirige um Estado policial. Tem uma das sociedades mais militarizadas do mundo. Não liga em nada para o seu povo. E obviamente quer usar seu peso e se tornar uma potência nuclear– afirmou o vice-presidente americano.
O porta-voz norte-coreano disse que os comentários de Cheney mostram que os EUA querem fugir das negociações multipartidárias destinadas a suspender o programa nuclear de Pyongyang, em troca de garantias de segurança e assistência econômica.
Washington tenta retomar as negociações, que envolvem também China, Japão, Rússia e Coréia do Sul, mas estão paralisadas há quase um ano. No mês passado, na Organização das Nações Unidas (ONU), funcionários da Coréia do Norte e dos EUA mantiveram um raro encontro direto, visto por analistas como um passo positivo rumo à retomada do diálogo. Mas o prazo dados pelos americanos está se esgotando, e Washington ameaça levar o caso da Coréia do Norte ao Conselho de Segurança da ONU, que poderia impor sanções.
Em fevereiro, a Coréia do Norte declarou possuir armas nucleares. O temor de que o país realize em breve um teste nuclear deu novo ímpeto à retomada das negociações.
– O que Cheney disse, num momento em que a questão das negociações está no topo da agenda, é praticamente que a Coréia do Norte não deve vir às negociações– disse o porta-voz norte-coreano.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.