| 09/06/2005 11h11min
O Campeonato Mundial de futebol sub-20, que começa nesta sexta-feira, na Holanda, será a primeira competição da Fifa a colocar em prática as novas interpretações da regra de impedimento aprovadas em fevereiro. Embora a essência do impedimento seja mantida, o novo texto aprovado tenta esclarecer três hipóteses: interferência no jogo, interferência no adversário e ganhar vantagem da posição adiantada por parte de um jogador envolvido na jogada. Nesse torneio, os juízes partem com a missão de aplicar a regra 11 (o impedimento) já com as novidades incluídas após a reunião de 26 de fevereiro.
Um dos aspectos mais inovadores é que se um atacante estiver impedido, sem interferir no adversário, o árbitro deverá esperar até que o jogador entre em contato com a bola para aplicar o impedimento. Além disso, espera-se que o assistente aguarde um pouco mais antes de levantar a bandeira para analisar se esse jogador adiantado interfere na jogada. Caso o atacante em impedimento corra em direção
à bola e a toque,
o árbitro assistente deverá levantar a bandeira apenas quando aconteça o contato, já que se não chegar na bola, o jogo deverá continuar.
No entanto, nesse caso, se a posição do jogador interferir no jogo de seu oponente e impedir que seu adversário chegue ou chute a bola, ou prejudique o campo visual do goleiro ou da defesa, o árbitro não deverá esperar que o jogador toque na bola para aplicar o impedimento.
Com as novidades incluídas, a norma pretende que caso o atacante em impedimento não interfira no jogo de seu oponente, no campo visual do goleiro, nem toque na bola, o juiz não marque a ação.
As informações são da agência EFE.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.