| 16/06/2005 08h03min
Os parlamentares da América Latina vão pedir o fim dos juros da dívida com a União Européia (UE). A proposta será apresentada nesta quinta, dia 16, no último dia da XVII Conferência Interparlamentar UE-América Latina. O evento está sendo realizado em Lima (Peru).
Para o senador Jorge Pizarro, do partido socialista chileno, os latino-americanos "farão todo o esforço" para que as conclusões da conferência incluam uma nova configuração da dívida externa. Além disso, a América Latina espera que o texto final inclua a formação de um Tribunal Internacional do Meio Ambiente.
O vice-presidente do parlamento europeu, o português Manuel Antonio dos Santos, entende que a data limite para a assinatura do Tratado de Livre Comércio entre o Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) com a UE será em maio de 2006. Na oportunidade será realizada a cúpula entre ambos os blocos em Viena.
– Este fato determinará se a cúpula será um sucesso ou um fracasso, e nos revelará o quanto maduras estão nossas relações – acrescentou.
O evento também debate o poder unilateral dos Estados Unidos. Os latino-americanos propõem uma "associação estratégica" que freie o poderia norte-americano. A proposta não foi comentada e deve ser analisada durante as conversações.
As informações são da agência EFE.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.