clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 16/06/2005 18h12min

José Dirceu deixa o Ministério da Casa Civil

Saída já era esperada desde as denúncias de Roberto Jefferson

O ministro da Casa Civil, José Dirceu, anunciou nesta quinta, dia 16, que deixa o cargo para retornar ao Congresso. A saída de Dirceu do ministério era esperada desde o início da crise causada pelas denúncias do presidente do PTB, deputado Roberto Jefferson.

Jefferson, em seu depoimento ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara, repetiu várias vezes que Dirceu tinha envolvimento com o pagamento de deputados e disse que, se ele não deixasse o cargo, iria acabar “vitimando um inocente”. A saída do petista pode ser o primeiro passo de uma ampla reforma ministerial.

Em anúncio oficial, Dirceu disse que pediu a demissão ao presidente Lula, que aceitou o pedido. Como Lula viaja neste final de semana, os dois devem se reunir na segunda para definir os destinos da pasta e para mandar publicar a saída no Diário Oficial.

José Dirceu disse que na Câmara ele poderá se defender das denúncias "infundadas contra a minha pessoa, o meu partido e o meu governo".

– Vou mobilizar o PT para dar combate àqueles que querem interromper o processo político democrático e querem desestabilizar o presidente Lula – disse o ministro.

Dirceu disse que irá apoiar todas as investigações no Congresso e que o governo precisa de apoio para manter os bons resultados econômicos.

– Não me considero fora do governo. O governo Lula é minha paixão, é a minha vida. Eu deixo uma parte da minha alma, mas não deixo a minha alma – afirmou o petista, logo após agradecer a oportunidade de ter servido ao país e a Lula.

– Eu não me envergonho de nada. Tenho as mãos limpas e o coração sem amargura. Saio de cabeça erguida do governo. Continuo no governo porque sou PT – encerrou o ministro.

A demissão de Dirceu foi solicitada através de uma carta ao presidente Lula, que aceitou o pedido respondendo com outra carta.

Três nomes são cotados para assumir o ministério. Marcelo Déda, prefeito reeleito de Aracaju (SE) e ex-líder do PT na Câmara dos Deputados, Jorge Viana, governador reeleito do Acre e fundador do PT, e Patrus Ananias, ministro do Desenvolvimento Social, ex-prefeito de Belo Horizonte, estariam entre os preferidos de Lula.

Com informações da Rede Globo.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.