| 04/12/2001 23h03min
Um grupo de mais de 2 mil patanes iniciou uma marcha nesta terça-feira em direção a Tora Bora, a localidade do leste afegão onde Osama bin Laden estaria escondido. Os rebeldes são da província de Nangarhar e prevêem que os ataques contra os esconderijos do saudita devem começar nesta quarta-feira.
As notícias sobre a caminhada em direção a Tora Bora e as baixas na Al-Qaeda foram divulgadas pelo comandante militar de Nangahar, Haji Mohamad Zaman. A região montanhosa onde bin Laden se esconde abrigaria também milhares de milicianos da rede terrorista, muitos deles estrangeiros, principalmente árabes.
– Temos que sitiar o lugar onde se encontram os árabes – disse Zaman, um patane que se rebelou contra os talibãs e a Al-Qaeda e assumiu o comando militar de Nangarhar. Já estão na região de Tora Bora – que fica nas proximidades da cidade de Jalalabad – cerca de 20 soldados americanos. Eles teriam a missão de definir com chefes afegãos o lançamento da operação de localização e ataque aos esconderijos de Bin Laden. Nesta terça a aviação dos EUA bombardeou o Leste e também áreas ao redor de Kandahar, no Sul, onde se esconde Mohamed Omar, o chefe militar do Talibã.
Segundo o secretário de Defesa americano, Donald Rumsfeld, as forças especiais dos Estados Unidos, incluindo 800 maerines (fuzileiros navais), não devem participar de combates em terra em Tora Bora ou Kandahar. A cidade do Sul está cercada pelos patanes rebeldes, que combatem os talibãs no aeroporto, enquanto os caças americanos continuam bombardeando alvos da milícia. Ahmad Karzai, irmão e porta-voz de Hamid Karzai, líder patane que apóia a volta do ex-rei Zahir Shah, afirmou que os combatentes tribais Popalzai haviam tomado o distrito de Shahwali Kot na segunda-feira à noite. Nesta terça, os rebeldes foram orientados a se afastar do aerporto, para que os aviões dos EUA despejassem bombas no local.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.