| 08/07/2005 16h44min
O furacão Dennis chegou na localidade de Cienfuegos e está avançando pela região central de Cuba, com ventos máximos de 240 km/h, após deixar para trás muita destruição e pelo menos seis mortes na passagem pelo Haiti. O fenômeno também causou o desaparecimento de um homem na Jamaica.
O último relatório do Centro de Prognósticos do Instituto de Meteorologia de Cuba indica que Dennis continua na categoria 4 da escala Saffir-Simpson – que vai até cinco – e está se deslocando pelo centro e sul de Cuba, em direção oeste-noroeste, a uma velocidade média de 24 km/h. Segundo José Rubiera, chefe do Centro de Prognósticos, o olho do furacão chegou em terra na localidade de Cienfuegos, trazendo chuvas intensas e ventos fortes com picos de até 260 km/h, em um raio de 170 km/h.
As autoridades cubanas evacuaram mais de 650 mil pessoas em todo o país, entre eles milhares de turistas, principalmente nas áreas costeiras. As autoridades temem que o nível do mar aumente em até cinco metros, provocando graves inundações nos arredores da baía.
Os ventos fortes que atingem Cienfuegos provocaram a queda de muros, postes do sistema elétrico e árvores, e causaram danos em vários edifícios. A energia elétrica foi suspensa e a situação pode piorar nas próximas horas.
Na passagem pelo Caribe, Dennis deixou pelo menos seis mortos e vários desaparecidos no Haiti, e provocou graves danos na região oriental de Cuba, principalmente em Santiago, a segunda maior cidade do país (500 mil habitantes), onde 85% da população ficou sem energia elétrica.
As informações são da agência EFE.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.