| 10/07/2005 19h39min
O ônibus espacial Discovery, que resistiu de pé na plataforma de lançamento de Cabo Canaveral a uma tempestade tropical e a um furacão, ficou pronto neste domingo, dia 10, para ser lançado na primeira viagem ao espaço após a tragédia do Columbia.
A missão representa um desafio enorme para a agência espacial norte-americana, Nasa, e para o papel dos Estados Unidos na exploração do universo durante a próxima década.
Na última semana, o ônibus espacial, montado sobre seus foguetes propulsores e o depósito de combustível, permaneceu na rampa de lançamento 39B do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, apesar dos ventos da tempestade tropical Cindy e do furacão Dennis, que atingiram a costa da Flórida.
Os especialistas da Nasa decidiram na última quinta que o Discovery - cujo lançamento está programado para quarta às 16h51min (horário de Brasília) - não corria riscos depois que o Dennis seguiu rumo ao golfo do México e se afastou da zona de decolagem.
O Discovery, com uma tripulação de sete astronautas comandada por Eileen Collins, fará a 114ª missão de naves americanas e a primeira desde a morte dos sete tripulantes do Columbia, que explodiu em sua volta à Terra após uma investigação científica de 16 dias no espaço, em fevereiro de 2003.
As informações são da Agência EFE
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.