| 13/07/2005 00h33min
A existência de um esquema de propina por meio do qual a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) pagaria mensalidade a integrantes do governo federal foi confirmada ontem por três auditores.
A Firjan convocou a imprensa e negou as acusações. Segundo o procurador federal Fábio Aragão, a auditora Maria Teresa Alves – que aparece conversando com Maria Auxiliadora na gravação apresentada na segunda-feira no Jornal Nacional, da Rede Globo –, o marido de Maria Teresa, Francisco Santos Alves, e uma terceira pessoa que ainda vai depor confirmaram o esquema.
O vice-presidente da Firjan, Carlos Mariani Bittencourt, afirmou ter recebido a notícia com surpresa. Segundo o vice-presidente do Centro Industrial do Rio de Janeiro (Cirj), João Lagoeiro Barbará, as denúncias são "fantasiosas e delirantes".
Desde maio, quando surgiram as denúncias sobre um suposto esquema de caixinha na Firjan, a federação realizou uma auditoria externa e entregou a conclusão do trabalho ao Ministério Público Federal. A auditoria, no entanto, se limitou a verificar se havia algum tipo de contrato formal entre o Sincera e a Firjan.
Na segunda-feira, reportagem do Jornal Nacional, mostrou a gravação de uma conversa telefônica entre as auditoras fiscais Maria Auxiliar de Vasconcellos e Maria Teresa Alves. A primeira foi presa em maio após denúncia de um suposto esquema de caixinha na Firjan, que reunia as empresas que optavam por pagar propina para evitar a cobrança de impostos.
Maria Auxiliadora afirma na conversa, gravada em agosto de 2004, que José Dirceu, à época ministro da Casa Civil, e o então tesoureiro do PT, Delúbio Soares, recebiam uma mensalidade da Firjan em troca de omissão da Previdência na fiscalização de empresas ligadas à entidade. A auditora relata uma suposta conversa com o ex-ministro Amir Lando em que ele teria confirmado o esquema. Todos os citados na reportagem negaram a veracidade das informações.
As informações são de Zero Hora.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.