| 17/07/2005 16h38min
O grande aiatolá Ali Sistani, máxima autoridade do xiismo no Iraque, pediu neste domingo que sejam criados grupos armados em diversas cidades iraquianas. A medida serviria como uma forma de proteção contra ataques terroristas no país.
Sistani fez o pedido durante uma reunião na cidade santa xiita de Najaf, juntamente com o vice-presidente iraquiano, Adil Abdel-Mahdi. No encontro, o aiatolá condenou duramente o atentado suicida de ontem em Al Musayeb, que deixou cerca de cem mortos.
O grande aiatolá pediu que o governo conceda um papel maior às organizações populares, para que enfrentem a guerra de genocídio que os grupos terroristas e os bandidos lançam contra o povo iraquiano. Uma convocação parecida também foi feita hoje pelo xeque Jalal Edin al Saghir. O parlamentar xiita pediu a criação de grupos armados para que defendam os bairros da capital iraquiana contra possíveis ataques de grupos insurgentes.
O atentado em Al Musayab, ocorrido ontem a 60 quilômetros ao sul de Bagdá, foi dirigido diretamente contra a população xiita. O fato é considerado o que mais vítimas mortais causou desde a formação do Governo provisório iraquiano, em 28 de abril deste ano.
As informações são da Agência EFE.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.