| 19/07/2005 14h19min
O primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, e o presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, assinaram hoje acordo de cooperação para impulsionar a reconstrução desse país nos próximos dez anos.
O Reino Unido já tinha dedicado cerca de 1,5 bilhão de euros em ajuda ao Afeganistão após a guerra de 2001, na qual a coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos derrubou o regime fundamentalista dos talibãs.
O acordo assinado reconhece que se requer um apoio considerável e durável e um compromisso por parte da comunidade internacional para respaldar os esforços do povo afegão a fim de reconstruir seu futuro.
Em entrevista coletiva conjunta após se reunir com Karzai em Londres, o primeiro-ministro do Reino Unido destacou a importância de o Afeganistão ter passado de ter um governo desastroso e injusto dirigido pelos talibãs para ser uma democracia.
Blair lembrou as eleições presidenciais que no ano passado alçaram ao poder Karzai e ressaltou que esses pleitos provam que os valores da democracia não se limitam a uma pessoa ou a um país, pois são universais e compartilhados pelo mundo todo.
O Reino Unido tem mobilizados no Afeganistão cerca de mil soldados integrados na chamada Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf), que a Otan lidera nesse país.
As informações são da agência EFE.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.