| 25/07/2005 09h15min
Jean Charles de Menezes, o brasileiro de 27 anos que na última sexta foi morto a tiros pela polícia britânica após uma perseguição feita no metrô de Londres, tinha o visto vencido. A polícia britânica repassou a informação hoje para a rede de televisão BBC.
O canal afirmou que o visto para a permanência de Menezes no país, que trabalhava como eletricista, já tinha expirado. O fato explicaria por que ele teria corrido ao se ver perseguido por três polícias à paisana.
Os agentes seguiram o jovem desde que ele saiu de uma casa no bairro de Tulse Hill, no sul de Londres, até que pegou um ônibus para chegar ao metrô de Stockwell, também nessa parte da cidade. No metrô, Menezes, ao perceber que era perseguido, saltou a barreira de entrada da estação e correu pela plataforma, onde tentou entrar em um vagão.
A polícia pediu que ele parasse, mas, aparentemente, teve sua ordem ignorada. Os policiais então dispararam cinco tiros contra Jean Charles à queima-roupa. A morte de Menezes abriu um debate no Reino Unido sobre as instruções para atirar e matar da polícia britânica nas atuais operações antiterroristas.
As informações são da Agência EFE.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.