| 16/12/2001 21h28min
O general Tommy Franks, comandante das operações americanas no Afeganistão, contestou informações de que Tora Bora estaria totalmente sob controle. O anúncio havia sido feito neste domingo por combatentes afegãos, que afirmaram terem conquistado as últimas posições da Al-Qaeda matado 200 membros da organização terrorista.
– Eles fizeram progressos, mas acho que é correto dizer que vai haver ainda um período de tempo antes de a região de Tora Bora ficar totalmente sob controle – declarou o general Franks.
Enquanto para os dirigentes antitalibãs a meta é a expulsão de todos os membros da organização do Afeganistão, para os americanos o objetivo é capturar ou eliminar Bin Laden e desmantelar todas as células da Al-Qaeda em vários países. Por isso, os Estados Unidos avaliam ter ainda uma longa luta pela frente.
– É uma questão de extrair a Al-Qaeda dessas cavernas e túneis – acrescentou.
Os afegãos informaram que há 11
prisioneiros, um chefe da Al-Qaeda e nove talibãs capturados.
Cerca de 2 mil integrantes da Al-Qaeda tentam fugir pelas colinas da região de Tora Bora, que era o último reduto importante da resistência da Al-Qaeda no país. Segundo Franks, ainda existem enclaves menores na área de Shindand, no Oeste, na província de Halmand, e nas proximidades de Kandahar. Mesmo assim, os afegãos comemoraram:
– Al-Qaeda está acabada. Al-Qaeda está acabada – cantavam eufóricos os combatentes patanes.
As forças americanas começaram neste domingo a entrar nos túneis que formavam parte da misteriosa base subterrânea da Al-Qaeda nas Montanhas Brancas. Mas, na caverna onde os comandantes da Aliança do Norte acreditavam que estava Bin Laden, havia somente seis pessoas. O paradeiro do terrorista saudita continua um mistério.
Neste domingo, aviões americanos continuaram seus bombardeios nas montanhas do leste do Afeganistão. Durante a manhã, violentos combates terrestres explodiram na região. Um bombardeiro B-52, sobrevoando a zona, jogou
sete bombas de grande potência.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.