| 26/07/2005 19h14min
Os especialistas da Nasa não sabem se um objeto se desprendeu de um dos tanques da nave espacial Discovery durante o lançamento nesta terça-feira, como parece indicar uma das imagens transmitidas. A página da internet Spaceflightnow.com publica uma fotografia que mostra um objeto se soltando de um dos tanques no momento da separação entre a nave e o foguete de lançamento, mas o fragmento parece não atingir a nave.
Em entrevista coletiva concedida hoje, depois do lançamento, os especialistas da Nasa – com o diretor da agência espacial americana, Michael Griffin, à frente –, mostraram-se unânimes em considerar o lançamento um sucesso. Sobre o objeto que parece se soltar, Bill Parsons, diretor do programa de naves da Nasa, disse que em um primeiro momento os especialistas não detectaram nada anormal. Para o diretor de lançamentos, Mike Leinbach, "ainda é cedo para determinar o que aconteceu".
– Temos que examinar cada foto, mas, por enquanto, o que podemos dizer é que não vimos sinais anormais no lançamento – disse Leinbach.
A missão da Discovery é a primeira de uma nave espacial da Nasa após dois anos e meio, quando o Columbia pegou fogo pouco depois de entrar na atmosfera terrestre. Investigações posteriores determinaram que um pedaço da espuma isolante havia se soltado durante o lançamento e atingido uma das asas, o que provocou algumas rachaduras.
As rachaduras permitiram a passagem de um gás inflamável que entrou em combustão devido ao calor gerado pelo atrito com a atmosfera nas manobras de preparação para a aterrissagem. O lançamento da Discovery foi adiado duas semanas em relação à data original, depois que os especialistas detectaram um problema com um dos sensores do nível de combustível.
As informações são da Agência EFE.
Veja a galeria de fotos do lançamento da nave DiscoveryGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.