| 30/07/2005 10h48min
O quarto suposto terrorista dos atentados do dia 21 em Londres, capturado ontem em Roma, negou sua vinculação com a rede Al-Qaeda, segundo fontes da investigação que disseram que seu nome verdadeiro é Isaac Hamdi. De origem etíope, o detido foi identificado em um primeiro momento como sendo Osman Hussain, o nome que figurava em seus documentos britânicos, mas os juízes que cuidam do caso confirmaram que seu verdadeiro nome é Hamdi.
O suposto terrorista, que tem 27 anos e está na prisão romana de Regina Coeli, disse aos promotores Franco Ionta e Pietro Saviotti ter sido envolvido nos atentados por Muktar Ibrahim, detido na sexta-feira em Londres e considerado responsável pela bomba colocada no ônibus da linha 26 em Hackney, no leste de Londres.
Segundo os investigadores romanos, foi em uma academia de ginástica de Notting Hill onde Hamdi conheceu Muktar, que, após um tempo, lhe propôs os ataques em resposta à situação no Iraque. Neste sentido, o suposto terrorista negou estar relacionado aos ataques da primeira semana de julho na capital britânica, que provocaram a morte de 56 pessoas e feriram mais de 700.
O interrogatório do suposto terrorista foi feito em italiano. Os investigadores agregaram que Hamdi não deu a impressão de ser "particularmente sensível" à questão religiosa ou de seguir de forma extrema os preceitos corânicos.
O detido permanece na prisão de Regina Coeli à espera de ser interrogado nas próximas horas pelos magistrados do Tribunal de Apelação que deverão decidir sobre sua entrega ao Reino Unido.
As informações são da agência EFE.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.